Os 5 maiores receios dos meus pais sobre estudar no estrangeiro
Fazer o ensino superior no estrangeiro é uma experiência única, que traz alguns receios mas que te permite estudar nas melhores universidades e sistemas de ensino do mundo, sair da tua zona de conforto, ter acesso a mais oportunidades e conquistar a tua independência.
Por ser uma mudança de vida, é natural que surjam dúvidas ou receios antes de dar o passo final, tanto para ti (podes ler mais sobre isso aqui) como para a tua família.
Deixamos-te abaixo os cinco receios mais comuns dos pais sobre estudar no estrangeiro e desmitificados alguns deles.
1. Custos financeiros
Estudar no estrangeiro envolve sempre um investimento inicial e é natural que um receio da tua família, mas em certos casos pode até ser mais económico do que estudar em Portugal. Há vários países na Europa em que podes estudar com propinas gratuitas ou económicas (ex: Dinamarca, Países Baixos, Suécia, etc).
Claro que existem outros custos (alojamento, alimentação, transportes, etc.) mas há formas de aliviar essas despesas: o ensino no estrangeiro tem uma carga horária mais reduzida e é pensado para que os estudantes possam conciliar os estudos com um part-time e assim obter um rendimento que lhes permita suportar as despesas.
2. Estamos preparados para dar este passo?
Um processo de ir estudar para o estrangeiro não é apenas fazer uma candidatura a uma universidade, é muito mais do que isso. É preparar uma mudança de vida e a Information Planet ajuda-te em todo este caminho. Vamos preparar-te (e à tua família também) para o que vais encontrar e alinhar as tuas expectativas com a realidade do mundo lá fora. Mas é muito importante que mostres seriedade e responsabilidade neste processo. Não te limites a dizer aos teus pais que queres estudar no estrangeiro, foca-te neste objetivo, cumpre todos os passos e depois é tempo de partir à aventura!.
3. Desempenho académico
Vais mudar de país e estudar num ambiente educativo completamente diferente do português. E, para além disso, vais viver de forma independente e ter outras responsabilidades que não tens em casa. É natural que os teus pais sintam receios com esta mudança. O ensino é mais prático e a carga horária é mais reduzida. Isto acrescenta responsabilidade na forma como geres o teu plano de estudos, mas também te garante mais tempo livre. A maioria dos estudantes concilia os estudos com um part-time e ainda consegue aproveitar os tempos livres para explorar o país onde está.
Sabias que as universidades no estrangeiro fazem um acompanhamento muito próximo do estudante e caso as tuas notas comecem a piorar, vão ajudar-te e dar-te apoio no que precisares?
4. A adaptação
Há sempre receio sobre a adaptação: vais viver num país diferente, com uma nova cultura, língua, tradições e os teus pais não vão estar próximos. É natural que se preocupem que te sintas sozinho ou isolado. É importante que pesquises sobre o país e que acompanhes todas as sessões de preparação da Information Planet. Vamos explicar-te tudo o que vais encontrar e colocar-te em contacto com uma rede de estudantes que já está no país. Assim já tens alguns contactos a que podes recorrer quando chegares.
As universidades também prestam um grande apoio aos estudantes internacionais, promovendo iniciativas que te permitam criar a tua rede de amigos no país e sentir mais acompanhado.
5. Distância e Saudade
Se há algo que temos quase a certeza que vai acontecer é ter saudades de casa, é normal! Mas com as novas tecnologias e a facilidade em viajar é bem mais fácil atenuar os momentos de maior saudade.
A distância também é algo que preocupa os pais, estar longe dos filhos, não podendo ajudá-los no dia a dia como era de costume. É fundamental que sejas responsável, que continues a envolver os teus pais na tua vida académica e que, sobretudo, sejas merecedor do investimento financeiro e emocional que todos fizeram. Estudar no estrangeiro significa que vais viver sozinho, cuidar da tua saúde, das tuas despesas, fazer planos para o teu futuro. É isto que te faz crescer como pessoa e, acredita, essa é uma das maiores vantagens de estudar no estrangeiro.