Como é possível candidatar ao ensino superior no estrangeiro estando no 12º ano?
É verdade! Podes e deves candidatar-te ao ensino superior no estrangeiro durante o teu 12º ano. Os prazos de candidatura a uma universidade no estrangeiro terminam muito mais cedo do que em Portugal (há países que só têm candidaturas até Janeiro).
Como avaliam a minha candidatura? 🤔
Primeiro é preciso ter em conta que as universidades avaliam vários elementos na tua candidatura e não apenas a tua média, ao contrário do que acontece em Portugal.
Média + Perfil do estudante + Motivações + Outros elementos
Em alguns casos, as tuas notas vão ficar praticamente em segundo plano, como acontece nos cursos de artes, em que a candidatura é avaliada sobretudo através do portfolio.
As universidades estrangeiras vão avaliar a tua média, tendo por base as tuas notas do 10º e 11º ano. As mesmas assumem que se já completaste dois terços do teu ensino secundário, então a tua média final não deverá ser muito diferente do que obtiveste nesses dois anos.
Sabes o que isto significa?
Isto significa que após a submissão da tua candidatura com todos os documentos que permitem avaliar o teu perfil e histórico académico, em poucas semanas vais logo saber se foste aceite condicionalmente numa universidade no estrangeiro. Já imaginaste em Janeiro saber as universidades em que entraste em Setembro?
O que significa ser aceite condicionalmente?
Mesmo podendo candidatar no 12º ano, para iniciar a licenciatura no estrangeiro, tens de ter o ensino secundário concluído. Daí receberes inicialmente uma aceitação condicional: tens de cumprir condições para seres aceite definitivamente. Normalmente, a condição é apresentares o teu Diploma de Conclusão até determinada data (Agosto é o mais comum).
A Information Planet ajuda-te com todo o processo e com a escolha das melhores opções para ti para garantir que tens todas as hipóteses de ser aceite nas universidades.