Tudo sobre fazer o ensino secundário no estrangeiro
Gostavas de fazer um ano de ensino secundário no estrangeiro? Este artigo é para ti! Fica a saber quais as vantagens, os requisitos, melhores países, entre outras questões importantes.
Em que países posso fazer um ano de secundário?
Com a Information Planet podes fazer um ano de secundário (10º, 11º e 12º ano) numa High School nos EUA, no Canadá, no Reino Unido (em escolas públicas ou boarding schools) ou em Espanha. Estes programas foram criados para que vivas uma experiência única, faças amigos de todo o mundo, enquanto melhoras o idioma local.
O que preciso ter para estudar fora?
Depende da escola ou do país a que te candidatas, mas no geral, tens de ter boas notas na escola, um bom nível de inglês (para os EUA, Canadá e Reino Unido) e a tua família tem de ter capacidade financeira pois são programas que envolvem um investimento alto. Normalmente, estes programas são para estudantes que tenham entre 15 e 18 anos.
Quanto custa estudar no estrangeiro?
Os custos podem variar consideravelmente, pois depende do destino e / ou do tipo de escola (privada ou pública). São programas que custam a partir dos 10.000 € e envolvem um investimento financeiro mais alto porque incluem vários itens (alojamento, escola, seguro, inscrição, etc.) e, como a maioria dos estudantes é menor e está a viver num país estrangeiro, é necessário garantir um conjunto de condições de segurança e conforto.
Como sei qual o melhor país para mim?
A Information Planet vai ajudar-te com esta questão e avaliar de acordo com o teu perfil e gostos, qual o país que mais se adapta ao que procuras. O destino mais popular são os Estados Unidos da América, a referência para este tipo de programas e lá podes viver a verdadeira experiência de high school, tal como vês nos filmes. O Reino Unido e o Canadá são as opções mais indicadas para quem procura uma experiência académica de maior prestígio (e exigência) e com possibilidade de estudar uma maior variedade de disciplinas diferentes.
Onde vou ficar a viver?
O tipo de alojamento mais comum é o designado “Homestay”, onde o estudante tem a oportunidade de viver com uma família local como se fosse membro da mesma. As famílias são criteriosamente selecionadas e estão alinhadas com o teu perfil também.
Noutros programas, o alojamento é em residência de estudantes, algumas delas localizadas dentro da própria escola, onde tens a possibilidade de viver com outros estudantes e de uma forma mais independente.
Como funcionam as equivalências no regresso a Portugal?
Por norma, não existe grande dificuldade em reconhecer o período de estudo no estrangeiro, no entanto é necessário ter esta questão em atenção. É fundamental selecionar disciplinas similares às que realizarias em Portugal para que as mesmas sejam depois reconhecidas.
Como a Information Planet me pode ajudar?
Tratamos de todo o processo: aconselhamos-te qual o melhor programa de ensino secundário de acordo com o que procuras, realizamos as candidaturas e inscrições, recolhemos e traduzimos toda a documentação necessária, oferecemos coaching para entrevistas de acesso, orientamos na escolha do alojamento, fazemos sessões de preparação antes da tua ida e temos uma International Experience Manager que te dá suporte quando já estiveres no destino.
Agora que já sabes algumas das coisas mais importantes sobre fazer um ano de ensino secundário no estrangeiro, falta explorares o que existe para ti! Estudar no estrangeiro é uma experiência única que te permite estudar nos melhores sistemas de ensino do mundo, sair da tua zona de conforto, fazer amigos de todo o mundo e conquistar a tua independência.